Nossa História

A chegada das primeiras Irmãs da Congregação das Missionárias do Sagrado Coração de Jesus, em 3 de março de 1903, é o marco histórico da nossa Fundação e da presença Cabriniana no Brasil. Eram elas: Me. Rosário Marchesi, Me. Ana Lombardi, Me. Bernardina Daly, Me. Ágape Ambiveri, Me. Anunciata Arraras, Ir. Jesuina Masinoni e Ir. Vitória Ferro.

As primeiras Irmãs enviadas por Me. Cabrini, sob a responsabilidade de Me. Domenica Bianchi, desembarcaram em Santos, vindas de Buenos Aires. Encaminharam-se, então, para São Paulo e hospedaram-se no Mosteiro da Luz, onde ficaram até 1º de abril de 1903, data da transferência para a primeira casa, situada à Av. São João nº 148. Essa foi a primeira Fundação no Brasil. Nesse período de grandes dificuldades, as Irmãs foram ajudadas pelas Monjas da Luz, que doaram camas e forneceram refeições durante algum tempo. A paróquia Santa Efigênia doou o Sacrário e um velho harmônio, os Padres Salesianos doaram os bancos da pequena capela e várias outras pessoas completaram a modesta mobília.

Em 26 de abril, Pe. Rossi, superior dos jesuítas, doou o quadro de Nossa Senhora do Bom Conselho – Mater Boni Consilii – protetora do Colégio. Em 1º de maio de 1903, o Núncio Apostólico D. Júlio Conti, celebrou a missa de inauguração do primeiro Colégio, Sagrado Coração de Jesus, com a presença de autoridades civis e religiosas. Em 18 de março de 1904, o Colégio, já bastante próspero, foi transferido para a Rua da Consolação nº 29, mais tarde, nº 31, onde recebeu um grande incremento. Em 6 de abril de 1908, Me. Cabrini em visita ao colégio, deu-lhe um grande impulso.

Com a desapropriação do terreno da Rua da Consolação, Me. Antonieta Della, sucessora de Me. Cabrini, adquiriu, em 2 de novembro de 1936, a propriedade da Chácara do Carvalho, com uma área total de 10.559 m2, para onde o Colégio foi transferido e solenemente inaugurado em 30 de maio de 1937, com os seguintes cursos: primário, secundário e comercial. Em 30 de janeiro de 1947, o Colégio Sagrado Coração de Jesus passou a ter o nome de Ginásio Boni Consilii.







Com o aumento do número de alunos, iniciou-se a construção do novo prédio com dois andares, que foi inaugurado em 1º de agosto de 1959. Nesse mesmo ano, foram construídos a nova capela e o auditório.












Em 1968, abriu-se o curso normal e o Colégio passou a se chamar Instituto de Educação Boni Consilii, nome que é usado até hoje.

Em novembro de 1998, iniciou-se a construção do prédio do curso infantil, construção moderna com três andares, que ampliou-se para nove salas de aula, uma cozinha experimental, uma sala de vídeo, um lactário e uma quadra infantil de grama sintética coberta, além de uma área de lazer.

Com a aproximação de seu centenário e sempre atento em oferecer o melhor para os seus alunos, iniciou-se, em 2002, a reforma e modernização das salas de aula dos Ensinos Fundamental e Médio, preparando-as para receber futuras tecnologias e melhorar a acomodação dos alunos.

Em 2003, ano do centenário, completamos a modernização e infraestrutura da escola, com a reforma e ampliação do laboratório de computação, térreo, pátios internos e auditório.






Em 2009, iniciamos a pintura interna e externa do prédio histórico, finalizada em 2010, encerrando, assim, a reforma do antigo “pátio vermelho”, que recebeu o nome de Pátio Madre Cabrini.






Nesse mesmo ano, iniciamos a implantação das salas digitais, o que fomentou um grande salto de qualidade no aprendizado dos alunos e na apresentação das aulas.




Alameda Barão de Limeira, 1379 - 01202-002 - Campos Elíseos - São Paulo/SP | Tel.: 11 3660-0855